Menu

Vereadores aprovam projeto que oficializa a língua alemã como patrimônio cultural imaterial do município

Vereadores aprovam projeto que oficializa a língua alemã como patrimônio cultural imaterial do município

A Câmara de Vereadores aprovou, nas sessões ordinária e extraordinária desta quinta-feira (25), dois projetos de lei em redação final. As duas propostas seguem para sanção do prefeito

Um dos projetos aprovados é de autoria dos vereadores Jens Mantau (PSDB) e Sylvio Zimmermann (PSFB), e oficializa a língua alemã como patrimônio cultural imaterial do município de Blumenau.

O projeto prevê que o Poder Executivo fica autorizado, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal da Língua Alemã e de outros órgãos da administração pública municipal, a criar grupos de estudos e de trabalhos, para viabilizar programação regular e continuada de ações e atividades sobre o objeto desta lei, a serem desenvolvidas junto às escolas das áreas urbana e rural do Município.

Projetos aprovados em redação final:
Projeto de Lei nº 7.893, de autoria do Vereador Jens Jurgen Mantau, que “DENOMINA DE “RUA LEONARDO VASSELAI”, VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO ITOUPAVA CENTRAL”.

Projeto de Lei nº 7.894, de autoria dos Vereadores Jens Juergen Mantau e Sylvio Zimmermann, que “OFICIALIZA A LÍNGUA ALEMÃ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E DETERMINA PROVIDÊNCIAS CONEXAS”.

Requerimentos
DO VEREADOR ADRIANO PEREIRA:
Nº 1190/2019 – providências ao Deputado Federal Hélio Costa (PRB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1191/2019 – providências ao Deputado Federal Daniel Freitas (PSL) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1192/2019 – providências ao Deputado Federal Professor Pedro (PT) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1193/2019 – providências a Deputada Federal Caroline de Toni (PSL) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1194/2019 – providências a Deputada Federal Geovânia de Sá (PSDB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1195/2019 – providências ao Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1196/2019 – providências ao Deputado Federal Fábio Schiochet (PSL) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1197/2019 – providências a Deputada Federal Ângela Amin (PP) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1198/2019 – providências a Deputada Federal Carmen Zanotto (PPS) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1199/2019 – providências ao Deputado Federal Celso Maldaner (MDB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1200/2019 – providências ao Deputado Federal Peninha (MDB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1201/2019 – providências ao Deputado Federal Darci de Matos (PSD) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1202/2019 – providências ao Deputado Federal Ricardo Guidi (PSD) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1203/2019 – providências ao Deputado Federal Coronel Armando (PSL) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1204/2019 – providências ao Deputado Federal Rodrigo Coelho (PSB) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1205/2019 – providências ao Deputado Federal Gilson Marques (Novo) para que responda ao seguinte pedido de informação: – Quais ações, projetos, iniciativas de sua autoria estão sendo feitas no sentido de combater a liberação recorde, neste atual governo federal, de agrotóxicos e seu uso em nosso país, alguns altamente tóxicos e nocivos para a saúde? – Da mesma forma, quais suas ações para cobrar do atual governo federal o combate ao descontrolado desmatamento na Amazônia e outros florestas brasileiras, objetivando pensar no futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos?
Nº 1206/2019 – providências ao Deinfra e ao Governo do Estado de SC para que respondam ao seguinte pedido de informação: – Quando será realizada a roçada na Rodovia Dr. Pedro Zimmermann, em toda a sua extensão, em Blumenau?
Nº 1209/2019 – providências ao SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, com base na legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: Como estão as condições das bombas, buster’s e equipamentos instalados pelo SAMAE no município que são fundamentais para o bom abastecimento de água em Blumenau, onde constantemente recebemos reclamações de várias ruas e a desculpa é que o problema é com estes equipamentos? Tem previsão para investimentos nesse sentido, objetivando evitar a falta de água?
Nº 1211/2019 – providências ao Executivo Municipal para que, dentro do prazo e na forma legal, responda ao seguinte pedido de informação: A Associação de Moradores da Rua Franz Muller fez um pedido de comodato das antigas salas abandonadas que eram utilizadas pela escola isolada Orestes Guimarães na Rua Franz Muller na Velha Grande para uso como sede própria, quando o poder público irá responder?
Nº 1212/2019 – providências à Defesa Civil de Blumenau, Secretaria de Defesa do Cidadão e Seplan para que respondam ao seguinte pedido de informação: A detonação de rochas em obras, a princípio de um novo loteamento nos fundos da Escola João Durval Mueller, onde inúmeras crianças estudam e dos fundos da Rua Vitória Real, na Velha Central tinham todas as licenças e autorizações? Foram atendidos os horários estabelecidos para esta ação informado a comunidade e aos moradores da redondeza? Recebemos inúmeros relatos dos moradores preocupados e assustados, sabemos que alguns estavam dormindo e que têm pessoas idosas acamadas, gestantes, alguns relataram tremores, forte estrondo, inclusive em outras ruas e loteamentos. Os procedimentos estavam corretos diante de uma situação como essa?

DO VEREADOR ALEXANDRE MATIAS:
Nº 1182/2019 – providências ao 10º BPM no sentido de realizar ronda noturna na Rua João Pessoa, mais precisamente em frente ao Nº 707, no Bairro Velha. Obs.: mais informações com a proprietária do imóvel, Sra. Horacina, pelo telefone 99710 0077.
Nº 1183/2019 – providências à Celesc no sentido de realizar estudos para realocar poste existente na entrada da Rua Cravo Branco, no Bairro Testo Salto. Obs.: o referido poste dificulta a visão dos motoristas ao sair da Rua Cravo Branco.

DO VEREADOR MARCOS DA ROSA:
Nº 1207/2019 – providências aso 10º BPM para que faça fiscalização e rondas, no horário das 19h00 às 01h00, no Loteamento Vila União, Bairro Itoupava Central.

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para verificar como foram os posicionamentos dos vereadores durante a votação

Galeria de Fotos do Instagram


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content