Vereadores aprovam requerimento convocando AGIR a esclarecer aumento sugerido para tarifa de ônibus

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (11), 49 requerimentos e duas moções. Entre os requerimentos aprovados está o Requerimento 203/2021, de autoria do vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) e aprovado por unanimidade. A proposição convoca a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) para fazer o uso da Tribuna Livre em data a ser definida e prestar esclarecimentos sobre o aumento sugerido das passagens de ônibus em Blumenau. Nesta quinta-feira a AGIR emitiu um parecer técnico recomendando que a tarifa do transporte coletivo na cidade seja reajustada para R$6,27, mas o aumento ainda não foi acatado pela Prefeitura.

Em seu pronunciamento, o líder do governo Marcelo Lanzarin disse que o valor proposto pela AGIR como sugestão de tarifa de transporte lhe causava estranheza. “A AGIR faz a análise técnica do contrato e sugere um valor. O prefeito tem feito a avaliação disso e com certeza vai apresentar uma proposta num valor dentro da realidade que temos atualmente, em razão da pandemia. O requerimento desta tarde convoca a AGIR a apresentar aos vereadores os cálculos e esclarecer melhor como chegou a esse valor proposto”, disse. Acrescentou que caso essa tarifa proposta fosse adotada para equalizar o contrato, espantaria ainda mais os usuários e traria ainda mais problemas, fazendo com que a empresa exija o reequilíbrio financeiro.

Entre as moções aprovadas está a Moção 1/2021 de autoria do vereador Adriano Pereira (PT). A moção apela ao Senado Federal para que aprove a Medida Provisória, 1.003, que dispõe sobre a adesão do Estado brasileiro ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 – Covax Facility e estabelece diretrizes para a imunização da população. Segundo o texto da moção, “é importante que o Senado mantenha o texto aprovado na Câmara de Deputados, que inclui o rol de agências de regulação sanitária internacionalmente reconhecidas, para servir como facilitador no processo de aprovação emergencial das vacinas em nosso país, o que contribuirá com a celeridade e segurança do processo”.

Os projetos de lei nºs 7518/2017, 7998/2019 e o Substitutivo Global ao Projeto de Lei Complementar nº 1843/2019, que constavam na Ordem do Dia, foram retirados para vistas do vereador autor.

Os vereadores aprovaram ainda a Cessão do Plenário à Escola do Legislativo Fritz Müller, no dia 25 de fevereiro, das 19h30min às 21h30min, para a realização da palestra “Lei Geral de Proteção de Dados”.

A próxima sessão ordinária será na terça-feira, dia 16 de fevereiro.

Os textos das proposições constantes da pauta, bem como a presença dos Vereadores na sessão

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB